
A sua empresa está preparada para o eSocial?
Primeiras etapas da implantação do eSocial
Em janeiro de 2018, deu-se início às primeiras etapas da implantação do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), um software desenvolvido pelo Ministério do Trabalho, juntamente com a Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal, para unificar e facilitar as entregas administrativas. Mas, será que a sua empresa está preparada para atender ao eSocial?
Um levantamento realizado pela FENACON (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), que entrevistou mais de mil empresas, apontou que apenas 4,4% das PMEs estavam prontas para utilizar o sistema, sendo que as primeiras entregas destas já acontecem no próximo mês de julho.
Por isso, nós vamos listar aqui práticas que podem te ajudar a ficar pronto para a implementação e estar um passo à frente das demais empresas.
Como se preparar para o eSocial?
- Grande parte das informações exigidas estão relacionadas à gestão de pessoas, portanto treine sua equipe, começando pelo RH;
- Estabeleça um responsável pela implementação que tenha os conhecimentos necessários sobre o tema;
- Mantenha os cadastros de funcionários atualizados;
- Adapte seus procedimentos para o formato padrão exigido;
- Ajuste os processos aos parceiros terceirizados com as quais você tem contrato e que prestem informações relacionadas;
- Verifique as aproximações necessárias dentro da sua empresa, principalmente do TI com o RH;
- Procure antever possíveis problemas e mantenha-se em constante melhoria;
- Busque ferramentas que te ajudem a automatizar o processo e que tenham integração com o programa.
Pode parecer muita informação, mas o eSocial não veio para criar novas demandas, ele apenas muda a forma como as entregas são realizadas e traz uma série de benefícios ao seu negócio.
Vantagens de preparar o seu negócio para o eSocial
- Desburocratização e integração dos processos;
- Diminuição das chances de erros em cálculos;
- Maior agilidade nas entregas;
- Disponibilização imediata dos dados aos órgãos envolvidos;
- Simplificação do dia-a-dia dos profissionais.
Além disso, evite deixar para a última hora e respeite os prazos! O quanto antes for feita a adequação da sua empresa às regras do programa, menos problemas você terá na hora de fazer a integração e, desta forma, evitará multas e penalizações por atraso.
Para ajudar ainda mais, existem softwares como o Acesso RH, que torna digital o processo de admissão, solicita aos novos funcionários todos os dados que são cobrados pelo próprio eSocial e já deixa tudo pronto para o lançamento da folha de pagamento.
Converse com um de nossos especialistas e conheça melhor nossos serviços.
Coloque-se um passo à frente e prepare o seu negócio para o eSocial! Assine a nossa newsletter e tenha notícias como essa sempre ao seu alcance.