skip to Main Content
Confira O Cronograma Da Nova Fase Do ESocial

Confira o cronograma da nova fase do eSocial

Começa a nova fase do eSocial

A partir deste mês de março, começa a nova fase do eSocial, projeto do Governo Federal que funciona como um sistema de folha de pagamento digital. A ferramenta unificará até 15 prestações de informações do Governo, o que facilita o trabalho do RH, evitando irregularidades e penalizações, além de otimizar o tempo de trabalho. 

Nesta nova fase, empresas com faturamento superior a R$78 milhões já deverão incluir no software todos os dados referentes aos seus trabalhadores e vínculos com as empresas – conhecidos como eventos não periódicos –, desta forma, o eSocial passa a ter vínculos trabalhistas em sua base. 

Os responsáveis pelas demais empresas, incluindo micro e pequenas empresas e MEIs que tenham empregados, devem ficar atentos, pois em julho será dada a largada à segunda etapa de implantação do sistema. Já para os empregadores públicos, o processo se iniciará apenas em janeiro de 2019.

Para te ajudar a se organizar melhor e evitar atrasos, confira abaixo os próximos passos:

Cronograma da nova fase do eSocial

Grandes empresas (com faturamento anual superior a R$78 milhões):

Maio/2018: folha de pagamento;

Julho/2018: substituição da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) e compensação cruzada;

Janeiro/2019: informações referentes à saúde e segurança do trabalhador.

Demais empresas:

Julho/2018: cadastro do empregador;

Setembro/2018: dados dos funcionários;

Novembro/2018: folha de pagamento;

Janeiro/2019: substituição da GFIP, compensação cruzada e informações referentes à saúde e segurança do trabalhador.

Órgãos públicos:

Janeiro/2019: cadastro do empregador;

Março/2019: dados dos funcionários;

Maio/2019: folha de pagamento;

Julho/2019: substituição da GFIP, compensação cruzada e informações referentes à saúde e segurança do trabalhador.

Vale ressaltar que, caso um dos prazos não seja cumprido, os empregadores não conseguirão incluir os dados nas demais etapas e poderão sofrer penalidades ou multas. Fique atento às entregas das próximas fases do eSocial!

Portanto, vale deixar aqui algumas dicas para facilitar os envios:

8 dicas para ajudar na implantação das próximas fases do eSocial

1. Defina um cronograma com prazos e profissionais encarregados pelas entregas;

2. Revise os proventos da folha de pagamento e evite irregularidades;

3. Analise e organize as informações trabalhistas de cada funcionário;

4. Verifique cargos, funções, horários de trabalho, entre outras informações que deverão ser inseridas na tabela da folha de pagamento do sistema;

5. Examine as rubricas da folha com grupos e contas e certifique-se de que estejam semelhantes às da tabela do software;

6. Revise os processos periódicos e não periódicos para que atendam ao RET (Registo de Eventos Trabalhistas);

7. Treine as equipes que estarão em contato com o eSocial para que dominem completamente o sistema e garanta mais agilidade e assertividade;

8. Verifique se seu software de gestão utilizado para envio das informações referentes à folha de pagamento é compatível com o novo sistema.

Você pode facilitar a captação e validação de dados de seus novos funcionários através do software da Acesso RH. Com ele, você evita recebimento de documentação errada, arquivos físicos e atrasos na hora das contratações.

Além disso, este programa entrega todas as informações dos funcionários 100% válidas pelas regras do eSocial e é compatível com qualquer sistema de folha de pagamento, tornando todo o processo mais rápido e garantindo a qualidade desses dados.

Quer conhecer melhor? Fale com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre o funcionamento do software e simplifique o dia-a-dia do RH do seu negócio e o melhor: fique mais tranquilo com a nova fase do eSocial e as próximas entregas!

Para conferir mais notícias e dicas, assine a nossa newsletter e acompanhe as novidades.

Identifique e saiba como se preparar para todas as mudanças que o eSocial vai trazer para as políticas de admissão, folha de pagamento e todos os demais processos contemplados na gestão de pessoas em toda organização. Baixe gratuitamente o e-book.

Back To Top