skip to Main Content
Conheça As Novas Formas De Recrutar Pessoas

Conheça as novas formas de recrutar pessoas

Todas as empresas, independentemente do porte ou segmento que atuam, realizarão em algum momento o processo de recrutamento e seleção de profissionais. Essa é uma etapa importante do desenvolvimento dos negócios, pois é por meio dela que a companhia consegue atrair talentos que irão ajudar na conquista dos objetivos futuros.

Mas, o recrutamento e seleção, assim como outros processos empresariais, precisa passar por renovações, afinal, a sociedade evolui e acompanhar essas mudanças é fundamental para engajar os profissionais desde o primeiro contato com a empresa.

Com o surgimento das tecnologias, novas formas de recrutar pessoas foram criadas e estão sendo aprimoradas com o passar dos anos. O intuito dessa evolução é facilitar o recrutamento e seleção, que em muitos casos acaba se tornando massivo, tornando mais assertiva a escolha de candidatos que possam de fato contribuir para o progresso da companhia.

Se você e sua empresa ainda estão presos ao tradicional processo de receber currículos, analisá-los e convidar os candidatos para uma entrevista presencial, recomendamos que você continue lendo este artigo até o fim e conheça algumas novas formas de recrutar pessoas que poderão revolucionar o processo de contratação do seu negócio. Confira!

Games como parte do recrutamento e seleção de profissionais

Como mencionado anteriormente, os tempos mudaram e com eles novos hábitos e comportamentos foram adotados pela sociedade. Por isso, muitas empresas passaram a repensar processos tradicionais que já não proporcionavam os mesmos resultados de anos anteriores.

O recrutamento e seleção, por exemplo, tem tarefas bastante tradicionais, como:

  • Divulgar uma vaga;
  • Receber currículos dos interessados;
  • Analisá-los de acordo com o perfil da oportunidade e a cultura organizacional;
  • Montar uma dinâmica de grupo;
  • Selecionar os candidatos com melhor desempenho:
  • Encaminhá-los para entrevista com o gestor da vaga.

Por muitos anos, recrutar novos colaboradores seguindo esse roteiro foi eficiente. Entretanto, nos dias de hoje, os longos processos seletivos acabam afastando bons talentos das empresas. Por isso, novas formas de recrutar pessoas foram surgindo e ganhando um destaque bem especial, como a chamada gamificação.

Games online, com uma série de interações voltadas para analisar o perfil, habilidades e competências dos candidatos estão tornando o processo de recrutamento e seleção muito mais dinâmico, leve e assertivo. Assim, os participantes deixam de lado respostas prontas que são comuns nas entrevistas tradicionais, pois eles saem da zona de conforto e podem mostrar os seus reais potenciais para a oportunidade em aberto.

Um bom exemplo desse tipo de recurso é o TAQE. Após baixar o aplicativo no smartphone, o usuário começa um jogo que passa a construir o seu perfil e, à medida que avança, vagas alinhadas com suas características vão sendo desbloqueadas. O próximo passo é se candidatar à vaga e participar do processo seletivo.

Seleção às cegas vira tendência em todo o mundo

O contato humano rege boa parte do recrutamento e seleção. Por meio de análises realizadas pelos profissionais de RH, que vão muito além dos testes de competência em áreas específicas, os candidatos são selecionados para seguir ou não no processo seletivo.

No entanto, em alguns casos, o recrutador pode discriminar – consciente ou inconscientemente – certos candidatos, seja por preconceitos ou por falta de foco em seus aspectos profissionais. Para evitar que isso aconteça, garantindo que todos tenham a mesma chance perante uma vaga de emprego, muitas companhias estão investindo na seleção às cegas, uma das novas formas de recrutar pessoas.

Para essa estratégia ser aplicada na prática, é comum a empresa utilizar plataformas de vagas que aplicam critérios próprios de seleção, eliminando o tradicional currículo que pode caracterizar discriminação. Com base nas informações preenchidas pelo candidato, a plataforma apresenta vagas que têm mais a ver com o seu perfil, considerando os aspectos profissionais e os resultados de todas as avaliações.

Dados como gênero, idade, estado civil, endereço, cidade, se possui filhos, etnia dentre outros não são solicitados, pois essas informações não devem comprometer o processo de recrutamento e seleção do profissional.

Jornadas da contratação

Para despertar o interesse dos talentos e ainda promover uma experiência inesquecível, algumas companhias decidiram criar as “jornadas da contratação”. Essa é uma das novas formas de recrutar pessoas que contam com a participação ativa dos candidatos e fazendo uso da tecnologia. Durante um período, eles passam por testes online, atividades em grupo e entrevistas, muitas vezes realizadas aos finais de semana, que focam na análise comportamental do candidato em situações do dia a dia.

Dependendo da empresa, essa jornada de recrutamento e seleção pode durar até dois meses. O diferencial é que o candidato é envolvido em uma série de ações durante esse período, mostrando o seu foco, energia e capacidade para trabalhar em equipe. A jornada é uma forma assertiva de promover o autoconhecimento dos candidatos durante a seleção.

Vimos que tudo se transforma e se moderniza com o passar do tempo, entre elas o recrutamento e seleção de talentos e o posterior processo de admissão, que fica muito mais prático e eficaz com o uso de uma ferramenta como AcessoRH. Ela automiza todo o trâmite admissional, incluindo exames médicos e providências voltadas ao e-Social, diminuindo o tempo entre contratação e início de trabalho.

Se você gostou das dicas sobre as novas formas de recrutar pessoas e quer continuar por dentro das tendências e novidades do setor, acompanhe as postagens do blog Acesso RH.

Back To Top