skip to Main Content
Dica Prática Para Otimizar A Seleção E Recrutamento De Pessoas

Dica prática para otimizar a seleção e recrutamento de pessoas

Divulgar uma vaga de trabalho; receber, filtrar e selecionar currículos; realizar testes e entrevistas em etapas e, finalmente, contratar funcionário é um processo que pode levar até mais de um mês, dependendo da necessidade. Só quem atua na área de Recursos Humanos sabe o quão difícil é realizar um processo seletivo de qualidade. Mas, existe jeito mais simples de divulgar vaga de trabalho?

Para conseguir resultados mais rápidos na hora de realizar a gestão de pessoas dentro da empresa, aposte nas tecnologias. E, neste campo, as ferramentas mais recentes no mercado são as HR Techs.

Tratam-se de startups que surgiram de acordo com as carências apresentadas nos processos de divulgação das vagas, recrutamento e seleção dos melhores talentos para preencherem seus requisitos.

O conceito dessas startups visa fazer a gestão de pessoas unindo profissionais que buscam emprego e empresas que procuram os candidatos ideais para suas vagas, realizando a completa interação entre as partes.

Inclusive, o perfil dos candidatos atualmente é bem diferente: eles buscam não só salários melhores, mas empresas que proporcionem qualidade de vida no trabalho, com propósito, transparência, inovação e agilidade.

Principais benefícios ao contratar uma HR Tech para otimizar a gestão de pessoas

  • Melhorar a eficiência na escolha do perfil ideal;
  • Economizar na contratação de uma agência de consultoria ou um headhunter;
  • Aumentar a velocidade de contratação;
  • Reduzir e otimizar o processo de admissão.

Mas não pense que essas tecnologias podem acabar com os profissionais da área! Elas apenas mudam a performance e o modelo de trabalho da área, pois, além de aumentar em até 50% a velocidade com que se fecha uma vaga, a carga operacional do RH pode ser reduzida em até 80%.

Gostou da ideia? Então, conheça essas empresas e veja o que elas podem fazer otimizar o seu departamento de gestão de pessoas!

Principais HR Techs para divulgação de vagas e seleção de candidatos

VAGAS.COM – Já atua no mercado há quase 20 anos e tem buscado cada vez mais por inovações, anunciando uma média de mais de 30 mil oportunidades de emprego por mês. Ela recomenda as melhores vagas de acordo com os perfis e realiza testes online. Atende grandes marcas, como Gol, Itaú e Tim.

MatchBox – Um projeto spin-off do portal Seja Trainee que criou um processo de gamificação, do qual coloca o candidato em início de carreira para tomar decisões em tempo real, sozinho ou em grupo, o que facilita a seleção, já que para vagas de estágio e trainee o número de currículos recebidos é gigante. Alguns de seus clientes são: Ambev, KPMG, Kraft Heinz e L’Óreal.

Revelo – A startup é focada em inverter o processo de contratação: criou um marketplace de candidatos selecionados. O usuário se inscreve, passa por constantes processos seletivos de habilidades que ele alegou possuir, com diversos graus de dificuldade das questões. As melhores candidaturas são colocadas à disposição das empresas. Já atende empresas como B2W, Grupo Pão de Açúcar, Hospital Albert Einstein e Natura.

AcessoRH – Um exemplo de tecnologia e solução na hora de realizar uma contratação e fazer a gestão de pessoal. A ferramenta AcessoRH coleta e valida informações e documentos necessários dos novos funcionários, tudo de forma online. Assim, é possível ter o dossiê completo para ser lançado na folha de pagamento.

Se as empresas querem conquistar grandes talentos, elas devem se adaptar e acompanhar a transformação do público. Portanto é importante estar por dentro do que há de mais tecnológico no setor dos Recursos Humanos e aderir a essas tecnologias a favor do negócio.

Leve o que há de melhor da tecnologia para o seu negócio, principalmente com estes métodos eficazes de divulgação de vagas, e simplifique processos, economize tempo e tenha os melhores talentos ao seu lado!

Para conferir artigos como este, assine a nossa newsletter e receba mais novidades da área.

Back To Top