skip to Main Content
Entenda O Valor De Estimular A Diversidade Nas Empresas

Entenda o valor de estimular a diversidade nas empresas

Entenda o valor de estimular a diversidade nas empresas

Nunca falou-se tanto sobre a importância da diversidade nas empresas. Está nas revistas, nos grandes portais, nas redes sociais e, mais do que nunca, nas salas de reunião de corporações em todo o mundo.

O termo diversidade não envolve apenas a questão racial, mas também engloba a questão dos imigrantes, das mulheres (especialmente em campos dominados por homens), funcionários LGBT, religião e portadores de deficiência.

Em resumo, a diversidade nas empresas está presente em todas as formas e áreas de atuação. Se sua empresa quer estar preparada de fato para este cenário, é preciso ir além da ideia de cumprir cotas e concentrar-se em manter a mente aberta.

Há vantagens concretas e reais da diversidade no local de trabalho. E, como você vai ver no artigo a seguir, ela pode tornar sua organização ainda mais competitiva e com employer branding no mercado.

Benefícios de estimular a diversidade nas empresas

Muitas empresas sabem que devem contratar funcionários com perfis diversificados, mas os benefícios de uma força de trabalho nesses moldes podem não parecer óbvios à primeira vista. Por isso listamos a seguir as principais vantagens da diversidade nas empresas:

1) A diversidade promove a inovação

Profissionais com vivências diferentes formam equipes que já demonstraram ser mais produtivas, mais criativas e mais inovadoras do que equipes formadas por pessoas de perfis parecidos.

Promover a diversidade em todos os setores de uma organização, pode ser um modo muito interessante de ampliar ainda mais a produtividade de sua empresa.

2) Melhora a cultura da sua organização

Quando sua organização é percebida como receptiva, diversificada e inclusiva, ela aumenta o seu conjunto de talentos, atrai candidatos em destaque e cria um ambiente de trabalho mais feliz e produtivo.

Uma pesquisa recente apontou que 67% das pessoas avaliam a diversidade como um fator de destaque ao escolher oportunidades de emprego. Isso é ainda mais acentuado quando se olha para grupos minoritários: 72% das mulheres estão interessadas em empresas que aplicam a diversidade, assim como 89% de entrevistados afrodescendentes.

Quando o RH se preocupa em proporcionar um local de trabalho diversificado, consegue melhorar a retenção, aumentar suas chances de contratar profissionais com seu Fit Cultural e ampliar o engajamento das equipes.

3) Otimiza sua marca

Assim como a cultura organizacional, a criação de uma força de trabalho diversificada pode melhorar a opinião de seus clientes sobre sua empresa.

A diversidade só tende a aumentar nesse mundo globalizado – trazendo desafios para os profissionais de RH. Por isso, é preciso não só promover a diversidade nas empresas, mas também criar iniciativas para garantir que estes funcionários sejam não só recrutados, mas apoiados e respeitados no local de trabalho.

4) A diversidade nas empresas traz oportunidades globais

A transformação digital ampliou as fronteiras de mercado para as empresas. Hoje em dia apenas trabalhar o mercado doméstico pode não ser bastante – há espaço para se tornar um líder mundial no seu setor.

Sua empresa conta com colaboradores que falam outros idiomas? Entendem outras culturas? Têm amigos em outros países? Tudo isso faz com que esses funcionários possuam uma visão mais global dos negócios e do seu mercado de atuação. Estas são vantagens bem estratégicas de contar com a diversidade nas empresas.

5) Oferecer uma experiência mais positiva ao cliente

Como você viu no tópico anterior, funcionários com perfis variados podem ajudar a atrair e reter uma base diversificada de clientes.

Os clientes gostam de falar com pessoas que entendem suas experiências, conhecem suas queixas e que podem recomendar produtos e serviços que funcionem para suas situações únicas. Contratar funcionários diversos ajudará sua empresa a se relacionar melhor com sua base de clientes.

Diversidade nas empresas em prática

Um estudo realizado pelo Instituto Ethos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que a adoção da diversidade nas empresas está evoluindo – mas ainda há muito a ser feito.

Mesmo com uma legislação em vigor, que estimula a contratação de profissionais portadores de Deficiência e pune a discriminação racial, a diversidade ainda é um fator de baixa evidência.

Entre as empresas que possuem políticas de inclusão:

  • 43,1% são voltadas para PcD;
  • 28,2% para mulheres;
  • Somente 8% para negros.

Mas é importante destacar alguns exemplos de política de inclusão bem-sucedidas, como a IBM, que possui um líder de diversidade voltado para acolher e estimular profissionais LGBT no local no trabalho. E a 99, que preparou sua estrutura física para receber colaboradores transexuais, com banheiros exclusivos.

Outro grande case de destaque é o Santander: 59% do seu quadro de funcionários é composto por mulheres. Deste total, 25% estão em cargos de liderança, como superintendentes, diretores e VPs. Além disso, leva tão a sério o respeito com todos seus colaboradores que não hesita em demitir colaboradores que estejam na contramão dessa filosofia.

Certamente a questão da diversidade ainda precisa evoluir muito, não só dentro das empresas, mas na sociedade em geral. Porém, é inegável que avanços já estão sendo percebidos, demonstrando que o mais importante é o potencial do colaborador e não sua opção sexual, raça ou religião.

Caso você queira saber mais sobre RH e qualidade de trabalho, baixe nosso eBook sobre Tecnologias disruptivas no setor – é só clicar aqui!

Back To Top