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Evite Retrabalhos No Processo De Admissão Em Sua Empresa

Evite retrabalhos no processo de admissão em sua empresa

Todo processo de admissão dentro de uma empresa pode se tornar um grande desafio para o departamento de RH.

Etapas demoradas, exigências da empresa e do governo e a pressão de escolher o candidato certo – já que a contratação de um profissional com perfil inadequado pode custar caro para o orçamento da empresa e ainda impactar negativamente a moral dos demais colaboradores.

Segundo a Harvard Business Review, cerca de 80% da rotatividade de funcionários é resultado direto de contratações mal elaboradas.

Para ajudar sua organização a navegar calmamente por cada etapa, listamos aqui algumas dicas para otimizar esse processo de admissão. Confira abaixo!

1) Entenda os gargalos no seu processo de admissão

Analise as etapas dos processos conduzidos em sua empresa: quanto tempo leva? Quais fases demoram mais que outras? Se o processo for moroso demais, sua empresa corre o risco de perder os melhores candidatos para concorrentes com processos mais eficientes.

Separamos aqui cinco métricas que podem ser acompanhadas para determinar a eficácia de cada processo de admissão:

  • Prazo: quanto tempo o processo dura, da aplicação à revisão do currículo e a entrevista?
  • Estágio do processo: uma etapa é mais lenta que as demais? O que ou quem pode estar causando isso?
  • Total de processos em andamento: quantas vagas sua organização possui? Quantos são relativos a novas vagas e quantos se referem a substituição de funcionário?
  • Cronograma: a duração do processo está de acordo com as expectativas da liderança? Lembre-se que alguns tipos de posição demoram mais para serem preenchidos do que outros.
  • Turn over: o acompanhamento é essencial, especialmente no período de experiência do funcionário. É importante fazer entrevistas no momento da saída de cada profissional para entender por que as pessoas estão deixando a organização. Essas entrevistas podem revelar lacunas no seu processo de admissão e exemplificar o que resolver no futuro.

2) Analise as melhores fontes de bons talentos

Acompanhe as principais redes de contato online com possíveis candidatos – como os sites de vagas e redes sociais como o LinkedIn.

É importante entender o que funciona para sua organização e onde sua equipe de RH está obtendo bons resultados ao investir em parcerias com head hunters ou publicação de vagas online.

Determine quais fontes geram o maior volume de candidatos com potencial e onde é possível acessar profissionais por tipo de posição e localização. Nesse ponto o LinkedIn pode ser uma ótima fonte para um determinado processo de admissão em sua empresa. Para outras funções, indicações de funcionários podem ser mais eficazes.

3) Automatize o processo de admissão

Uma das etapas que mais demanda tempo – e paciência da equipe responsável pelo processo de admissão – é a reunião da documentação necessária. Tanto que estudos internos da Acesso Digital apontam que 60% dos candidatos enviam a documentação de admissão com informações erradas ou incompletas.

A melhor maneira de consolidar e gerenciar estes dados de contratação é automatizar o acompanhamento do candidato. Isso permite que sua empresa armazene dados passados ​​e atuais em um único local e até mesmo acompanhe os candidatos para futuras vagas, caso eles não atendam às suas necessidades imediatamente. Outra vantagem é que ferramentas atuais, como o AcessoRH, conectam-se ao eSocial – o que agiliza também a parte burocrática não só na admissão, mas com relação à folha de pagamento e outros trâmites.

As funcionalidades deste tipo de ferramenta permitem não só que sua empresa acompanhe os candidatos durante todo o processo de contratação e gerencie suas informações de forma consistente e segura, mas também os profissionais.

Cada pessoa contratada através da plataforma recebe um link, via SMS ou e-mail, para enviar a documentação através de fotos tiradas com o próprio celular. Isso facilita este envio, diminuindo custos e gasto de tempo com deslocamentos.

O sistema conta ainda com o devido acompanhamento da área de checagem do sistema, que aponta inconsistências e valida a documentação já nas regras do eSocial. Isso otimiza o processo de admissão e já libera a documentação para lançamento em folha.

Outra grande vantagem de uma plataforma, como o Acesso RH, está no ganho de agilidade no processo de admissão – que pode reduzir para dois dias um processo que hoje costuma demorar cerca de sete dias.

Isso também contribui na hora de garantir os melhores profissionais, já que segundo a pesquisa IBOPE/Conectaí, cerca de 36% das empresas já perderam talentos devido à lentidão de seu processo de admissão. Profissionais em busca de recolocação certamente darão preferências às organizações com tempo de resposta mais ágil.

Outra vantagem é a otimização dos custos: 86% os participantes dessa mesma pesquisa concordam que as tecnologias digitais, como o AcessoRH, reduzem os custos de contratação de funcionários. A adoção da plataforma pode, não só agilizar o processo de admissão, mas também tornar sua empresa ainda mais eficiente economicamente.

Essas são as nossas dicas para garantir um processo de admissão mais eficaz em sua empresa. Para saber mais assine nossa newsletter!

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