skip to Main Content
Fit Cultural No Recrutamento E Seleção: Entenda E Aplique

Fit Cultural no recrutamento e seleção: entenda e aplique

A importância do Fit Cultural no recrutamento e seleção de pessoal em sua empresa

Sua empresa tem feito contratações com base no Fit Cultural de cada candidato? Se não, deveria começar desde já.

Seu time de RH quer contratar o candidato que, além das suas habilidades interpessoais e qualificações profissionais, exibe o melhor ajuste dentro da cultura de sua organização.

Entenda melhor o conceito e descubra como aplicar o Fit Cultural no recrutamento e seleção de pessoal – e ter contratações mais bem-sucedidas daqui para frente.

Entenda o conceito de Fit Cultural

O conceito pode ser mais facilmente compreendido quando o consideramos dentro do contexto da cultura de sua organização – e como ela foi formada.

O Fit Cultural engloba os sistemas de crença e comportamentos que fazem parte de sua cultura organizacional. Então quando sua empresa encontra um candidato cujos valores, crenças, perspectivas e comportamentos são semelhantes aos existentes e praticados conforme aos que existem dentro da sua organização atualmente, ele provavelmente será uma boa aquisição para sua equipe.

Isso traz diversos benefícios para os negócios – e a redução de custos pode ser considerado um dos principais: uma pesquisa da SHRM apontou que o turn over causado por um Fit Cultural ruim pode gerar um custo de 50% a 60% do salário anual de um funcionário. Se os membros de sua equipe se encaixam bem com a cultura de sua organização, não só ficarão mais satisfeitos com a posição deles, como ficarão nela por mais tempo.

Um funcionário que tenha um bom Fit Cultural funciona bem no ambiente de trabalho existente. Já aqueles que não se encaixam no ambiente geralmente partem em busca de um ambiente de trabalho ou cultura que seja mais de acordo com seus próprios valores e crenças.

Um exemplo: profissionais da Geração Z, que foram criados em um universo multimídia, certamente não possuem um bom Fit Cultural com empresas que seguem ignorando o avanço da transformação digital e tocam suas operações de uma forma mais analógica.

Apenas lembre-se de que todo novo funcionário é uma oportunidade de trazer novas ideias e orientações para a organização – por mais que uma organização possua sua identidade, é positivo estar aberta a outros olhares. Procure pessoas que compartilhem os valores culturais da empresa, mas que possam trazer abordagens diferentes ao desempenhar seu o trabalho.

Como definir o Fit Cultural em uma organização

Embora o grande desafio para as empresas pareça ser identificar e contratar funcionários que se encaixem em sua cultura de trabalho, há um primeiro grande passo antes disso: definir o que de fato o conceito engloba.

Para que uma empresa possa implementar o Fit Cultural como critério para avaliação de candidato, é preciso definir:

  • Missão da empresa;
  • Valores da Empresa;
  • Cultura empresarial;
  • Perfil dos funcionários da empresa;
  • Habilidades determinantes para o bom trabalho em equipe.

Com essas informações, fica mais fácil encontrar e engajar os profissionais certos para sua empresa.

Por exemplo: profissionais jovens e descolados dificilmente se encaixarão em empresas de perfil mais burocrático e com operações analógicas.

Já empresas com operações ágeis e com grande senso de urgência podem ter problemas com profissionais de perfil ponderado e que tendem a analisar as questões de forma mais demorada.

Como aplicar o Fit Cultural no recrutamento e seleção de pessoal

Um dos principais objetivos de toda entrevista de emprego é permitir que a equipe de RH avalie o perfil de um candidato a emprego frente à cultura e diretrizes da empresa.

O objetivo da maioria das perguntas feitas durante uma entrevista de emprego é avaliar o Fit Cultural do candidato.

Como o candidato responde às perguntas é um fator decisivo na seleção de funcionários. Em uma entrevista comportamental (que é recomendada), como um candidato abordou uma variedade de situações de trabalho no passado informa se o estilo e o comportamento do candidato estão de acordo com os métodos usados com sucesso em sua organização – ou se podem complementar de forma positiva o que já é aplicado usualmente.

Quando seu time de recrutamento e seleção aplica o Fit Cultural da forma certa, otimiza o processo – assim como o Acesso RH faz pelas admissões.

O Acesso RH é uma plataforma de gestão de admissão baseada em autoatendimento. Através dela os candidatos podem enviar, digitalmente,  toda a documentação necessária para a contratação – para isso, recebem um link de acesso via e-mail e SMS.

A documentação é validada pela plataforma, que organiza os dados para a folha de pagamento em conformidade com o eSocial.

Agora que você já sabe como aplicar o Fit Cultural em seus recrutamentos, adote o Acesso RH para otimizar suas admissões – clique e descubra como!

Back To Top