skip to Main Content
Reduza O Impacto Do Turnover Em Sua Empresa E Economize

Reduza o impacto do turnover em sua empresa e economize

Descobrir a fórmula certa para reduzir o turnover de funcionários é um dos maiores desafios para o setor de RH das empresas de varejo.

Conhecidas pela alta rotatividade e a sazonalidade, as empresas deste setor podem ter dificuldades com a retenção de colaboradores, já que geralmente o perfil da vaga oferece poucos benefícios, salários mais baixos e cargas horárias fora do horário comercial convencional.

Justamente por isso que é essencial que as empresas de varejo se concentrem em técnicas de retenção eficazes – ou correrão o risco de perder qualquer vantagem competitiva que tenham no mercado por conta de uma rotatividade infinita da força de trabalho confiável.

É preciso dedicar tempo e interesse suficientes para avaliar o que é necessário para ajudar a manter os funcionários motivados, satisfeitos e engajados com a empresa – ao invés de abandonar o emprego depois de algumas semanas ou meses.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos um artigo com uma série de dicas e informações – confira a seguir.

Como reduzir o turnover no varejo

A rotatividade de funcionários é algo que todo negócio experimenta em algum nível. Toda saída de funcionário custa caro para sua empresa: além dos encargos trabalhistas, é preciso considerar o tempo e o custos necessários para encontrar e treinar um substituto. A longo prazo, isso pode impactar seu faturamento e reduzir números preciosos para quem busca o topo do mercado de varejo.

É por isso que reduzir o turnover dos funcionários é uma parte essencial dos negócios – então veja abaixo cinco dicas para reduzir a rotatividade de funcionários no varejo:

1) Recrute e contrate com sabedoria

O impulso de preencher uma posição aberta com a primeira pessoa que parece relativamente adequada para o trabalho pode ser tentador, mas pode não ser uma boa decisão a longo prazo.

Lembre-se: muitas destas pessoas estarão lidando diretamente com seus clientes, expressando os valores de sua marca.

É por isso que vale a pena procurar candidatos que demonstrem paciência, entusiasmo pelo atendimento ao cliente e disposição para trabalhar como parte de uma equipe para manter os níveis de turnover baixos.

2) Tenha processos de admissão ágeis

Empresas de varejo costumam ter movimentos sazonais de contratação, para suprir a demanda de datas como a Páscoa, o Dia das Mães e dos Namorados, Natal e demais datas com volume alto de vendas.

Nestes casos, é bastante comum que esta força de trabalho seja composta de colaboradores que são recontratados periodicamente pela empresa – e esse mesmo movimento ocorre em empresas concorrentes nestes mesmos períodos.

Para garantir profissionais com o perfil descrito no tópico acima, é preciso que o processo de recrutamento e seleção seja rápido e otimizado.

Contar com uma plataforma online de admissão pode ser a chave para o sucesso deste processo. Já existem softwares disponíveis no mercado que aceleram o processo de admissão, como o Acesso RH.

Novos colaboradores terão sua contratação acelerada, já que a plataforma permite que os candidatos enviem todas as informações e documentos necessários através de um link recebido via SMS e e-mail, poupando tempo e custos com deslocamentos.

A equipe de RH pode focar seus esforços no recrutamento e seleção, enquanto acompanha esse trâmite em tempo real. O trabalho de validação da documentação e de todas as informações do candidato fica por conta da plataforma, o que reduz o tempo de processamento de sete para até dois dias.

Já contratações recorrentes são ainda mais ágeis, já que todas as informações já ficam disponíveis no sistema, evitando qualquer retrabalho.

Em ambos os casos – colaboradores novos e recorrentes – o funcionário torna-se apto para iniciar sua rotina junto à empresa e seus dados já estarão integrados ao eSocial e preparados para a folha de pagamento, acesso a benefícios e demais trâmites legais.

3) Tenha um bom esquema de jornada de trabalho

As demandas do trabalho por turnos podem desempenhar um papel crucial para sua força de trabalho.

Muitos dos funcionários de varejo costumam equilibrar empregos em tempo integral ou parcial com tarefas familiares, atividades educacionais e outras demandas de seu dia a dia. Quando estas pessoas se deparam com horários de trabalho irregulares, sem saber exatamente quando serão escaladas ou não, tornam-se inseguras – colocando os índices de turnover de sua empresa em risco.

O caminho é estabelecer um sistema para programar e trocar turnos, além de comunicar claramente o processo – assim todos estarão de acordo com as expectativas.

4) Reflita sobre a remuneração oferecida

As empresas de varejo nem sempre podem oferecer salários competitivos e pacotes de bônus – o que é um dos principais valores dentro dos índices de turnover no varejo.

A prova disso é o resultado de uma pesquisa da Gallup, que apontou que 44% dos entrevistados afirmaram que aceitariam uma posição em outra empresa por um aumento de 20% ou menos. Se o seu orçamento permitir, procure formas de aumentar os salários como meio de retenção.

5) Promova treinamentos e oportunidades de promoção ou bonificação

Fornecer treinamento permite que os funcionários possam melhorar suas habilidades de atendimento ao cliente ou em outros pontos de suas funções.

O treinamento também pode desempenhar um papel importante quando os funcionários estão procurando oportunidades para se estabelecer ou crescer dentro da empresa.

A promoção interna pode ser uma forte ferramenta para combater o turnover, já que as equipes de baixo escalão (como os temporários) podem ver a chance de avançar (e ganhar mais) quando se engajam com a empresa.

Pense também em outras maneiras de recompensar colaboradores que assumem responsabilidades adicionais – de folgas a algum tipo de bônus.

Os funcionários geralmente respondem favoravelmente quando são reconhecidos e recompensados ​​pelo bom trabalho que fazem.

Estas foram as nossas dicas para diminuir ou erradicar os impactos do turnover no varejo. Para saber mais sobre o RH e dicas especiais, assine nossa newsletter ao final desta página.

Back To Top